Córnea
O que é córnea
É uma lente natural na parte anterior do olho constituída por um tecido totalmente transparente. Muitas vezes comparada com o vidro do relógio, a córnea possui um formato curvo e, junto com cristalino, é responsável pela focalização da imagem na retina.
Em uma consulta oftalmológica, podem ser detectadas várias anomalias na córnea, como perda da transparência, irregularidades na curvatura e o ceratocone, onde o implante de anel, o cross-link ou até o transplante de córnea podem ser necessários.
Córnea
Transplante de Córnea
O transplante de córnea, como diz o nome, é a substituição da córnea doente por uma outra córnea doada através do banco de olhos. Existem várias técnicas e vários tipos de transplantes dependendo da patologia ocular, entre eles o transplante penetrante e lamelares anterior e posterior.
Olho com córnea transplantada
Transplante Lamelar Anterior Profundo - DALK
Quando a córnea apresenta alteração de estrutura ou baixa de transparência com o endotélio sadio (camada mais profunda da córnea), como no caso do ceratocone, a melhor opção é o transplante lamelar anterior profundo. Nessa técnica substituímos toda córnea do receptor (paciente), exceto o endotélio que é preservado.
Córnea transplantada com técnica DALK
Transplante Penetrante ou Perfurante
Quando a córnea apresenta todas as suas camadas doentes com alteração estrutural e de transparência com o endotélio também doente, a melhor opção é a substituição de todas as camadas da córnea.
Transplante penetrante
Transplante Lamelar Posterior - DMEK
Quando a córnea apresenta o endotélio (camada mais profunda da córnea) doente e o restante da córnea preservado, a melhor opção é a substituição do endotélio do receptor (paciente) pelo endotélio do doador.
Córnea com tecido endotelial transplantado
Lentes de contato
Nos estágios menos avançados do ceratocone há indicação do uso de lentes de contato rígidas, esclerais e outras. O uso das lentes geralmente proporciona uma grande melhora na acuidade visual.
Mesmo após o implante de anel intracorneano, algumas vezes as lentes de contato continuam sendo necessárias para uma boa visão.
Lente de contato
O que é Ceratocone
A semelhança com o formato de cone da córnea dá o nome do ceratocone. Essa mudança ocorre por diversos fatores. Com o aumento da curvatura corneana, a mesma se torna irregular, mais fina e pontuda (cone). Essas alterações comprometem a formação nítida da imagem.
A doença é progressiva e com o passar do tempo a córnea vai ficando cada vez mais pontuda, levando à opacificações e grande comprometimento da visão.
O tratamento do ceratocone pode ser por indicação de uso de lentes de contato, Cross-link, implante de anel intracorneano e em casos avançados o transplante de córnea pode ser necessário.
Córnea acometida pelo Ceratocone
O que é Cross-link
Aos primeiros indícios de deformidade da córnea pelo ceratocone, uma das indicações de tratamento é a avançada técnica conhecida como Cross-link. Consiste na aplicação de uma substância chamada riboflavina combinada à aplicação de luz ultravioleta sobre a córnea. Com isso é promovido um processo enzimático que aumenta a resistência mecânica do tecido corneano. Novas ligações moleculares ocorrem, reduzindo ou detendo a progressão do ceratocone.
O Cross-link é recomendado apenas para inibir a progressão do ceratocone, podendo ser associado à outros procedimentos.
Aplicação do Cross-link
FEMTO SECOND para correção do Ceratocone
Um dos equipamentos mais moderno do mundo, FEMTO SECOND LASER possibilita o implante de anel intracorneano, para correção do ceratocone, sem que nenhuma lâmina toque os olhos do paciente. Com isso o risco de complicações é ainda mais reduzido em comparação com a técnica convencional e com uma melhor qualidade de visão.
FEMTO SECOND LASER
Implante de Anel Intracorneano
Trata-se de um ou dois segmentos de aneis que são implantados no tecido corneano, estroma, para dar sustentação à córnea e corrigir sua curvatura.
O procedimento é bastante rápido e seguro e conta com diferentes técnicas para sua realização, inclusive sua implantação utilizando laser FEMTO SECOND.
Anel Intracorneano implantado
Implante a laser de Anel Intracorneano
Com a utilização do laser, temos maior precisão na criação do “túnel”, no tecido corneano chamado estroma, onde vai ser implantado o anel. Isso facilita bastante o ato cirúrgico.
Com a técnica convencional, o uso de instrumentos cirúrgicos são necessários para a introdução do anel. Entretanto, para um melhor resultado pós cirúrgico, utiliza-se um avançado equipamento laser FEMTO SECOND.